terça-feira, 22 de setembro de 2009

NATAL LUZ - GRAMADO - RS

Gramado é fascinante, linda e convidativa. Neste post, falaremos um pouco da cidade e também de um dos seus mais famosos eventos: O NATAL LUZ!

breve histórico
Como surgiu?


Em 1986 surgiu a necessidade de revitalizar a Festa das Hortênsias, uma festa tradicional em Gramado que deu origem a Fearte e Festival do Cinema. Precisava existir algum atrativo além das flores e de escolha e coroação de rainha. Dezembro era uma temporada de pouca visitação turística em Gramado e precisávamos encontrar uma forma de fazer com que as pessoas viessem para cá não só no inverno.


Por que não utilizar o NATAL? Seria difícil, já que a comunidade é de tradição ítalo-germânica, com o costume de passar o Natal com a família e na igreja.


O então Prefeito Pedro Bertolucci e o seu Secretário de Turismo, Luciano Peccin estudaram diversas formas de aprimorar o turismo em Gramado nesta época do ano. E então surge a pergunta: enfeitamos o pinheirinho de natal todos os anos.Então, porque não enfeitar a cidade? Luciano Peccin havia voltado da Disney e lá viu as luzinhas que circundavam as cumeeiras das casas. Então pensou em fazer isso em Gramado, criando um embelezamento para a cidade no Natal e assim, atraindo turistas.


Só com as luzes não teríamos a conotação de evento, então também surgiu a idéia de sonorizar a avenida e fazer algum espetáculo. Começamos a desenhar o Natal Luz de Gramado com músicas na cidade através de alto- falantes vendidos para as lojas, lâmpadas decorando as fachadas da Av. Borges de Medeiros, postes enfeitados como pirulitos e pinheirinhos naturais dispostos na avenida com topinhos vermelhos.


O Maestro Eleazar de Carvalho, titular da OSPA, surgiu como uma pessoa iluminada e montou um grande concerto. Um espetáculo digno do Natal Luz, com um grande coral, poesias e fogos de artifícios. Ali foi dando o primeiro passo da reversão do quadro de ocupação e visitação a Gramado no mês de dezembro.


ok....
quero ir! quanto custa? com quanto tempo de antecedência devo comprar meu pacote?


Ir pra Gramado é fácil, o problema é conseguir disponibilidade nos hoteis nesta época do ano. O Natal Luz é um sucesso indiscutível e se vende sozinho. Falar muito deste evento é "chover no molhado" como diria minha avó... então, vamos direto ao ponto.


Os valores para se conhecer o Natal Luz variam muito... vão de R$ 1.500,00 a salgados R$ 3.000,00 por pessoa (pacote aéreo ida e volta, traslados, city tour Gramado e Canela, tour da uva e do vinho - 5 noites com café da manhã). Mas é claro que o valor vai depender da atencedência de sua compra e da categoria do hotel escolhido. Lembre-se que comprar um pacote de viagem é como comprar um abadá para uma micareta.... quanto antes, mais barato! isso se deve à disponibilidade dos serviços e dos apartamentos... os STD (standards) são vendidos primeiro, ficando apenas os luxo e super luxo, o que encarece o pacote.


Sim, ainda há tempo para conseguir alguns dos poucos apartamentos disponíveis na cidade nesta época do ano. Então corra! O Natal Luz começa na segunda quinzena do mês de novembro e vai até a primeira semana do mês de Janeiro.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe gravada aqui sua experiência ou seu depoimento e continue colecionando destinos